22 de julho de 2011

Bebeu água.. Tá com Sede??!!!

Você já deve ter ouvido falar que devemos beber em torno de dois litros de água por dia. Mas será que isso procede, traz algum prejuízo a saúde???
Alguns médicos dizem que "deve-se beber água sempre que estiver com sede"... a preocupação de estabelecer uma quantidade mínima de água a ser ingerida diariamente é desnecessária, uma vez que o próprio organismo se encarrega de fazer esse controle.

Afinal, beber água em excesso faz mal a saúde??

A perda diária de água de um indivíduo ocorre por meio do ar expirado, suor, urina e fezes. A reposição de água é feita pela ingestão de água, líquidos e alimentos.

Em média, as frutas e verduras apresentam em sua composição 70 a 80% de água. Por isso, quando ingerimos alimentos, também estamos ingerindo água. De qualquer forma, devemos completar com alguns copos de água. A grande controvérsia está na quantidade. Existe uma referência que fala em 1 ml de água para cada caloria ingerida, ou seja, em uma dieta de 2000 calorias, o ideal seria ingerir 2 litros de água, lembrando que parte dessa água é proveniente dos alimentos.
De uma forma genérica, pode-se dizer que 50% das necessidades de água podem ser supridas por uma dieta equilibrada, e o restante deve ser complementada por cerca de 4 copos de 200 ml. Mas muita atenção: isso não é uma recomendação nutricional.

Um grande engano é achar que a água deve ser utilizada no lugar das refeições para auxiliar a perda de peso. Tal atitude só leva o indivíduo a ter mais fome na próxima refeição, e muitas vezes até a perder o controle, comendo além do indicado.

Alerta também aos indivíduos que nunca sentem sede! Muitas vezes o trabalho, a correria do dia-a-dia, faz com que este item seja afastado das necessidades. Outro ponto importante: muitos deixam de beber água para não precisar ir ao banheiro. Estas ações só prejudicam a saúde!

Mais uma vez, água faz bem na dose certa, como tudo na nutrição.


Beijos Meninas.. Ahhh e comentem muitoooo..

1 comentários:

Oi Monica
Obrigada pela visitinha ao meu blog. Eu AMO beber água então para mim não é problema o fato de termos que beber bastante...
Vou te seguir.
Desejo um ótimo final de semana para você.
Beijos